sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O que come a nutricionista ao pequeno-almoço - Parte 2

Bom dia!

Apresento-vos aqui mais um exemplo do que costuma ser o meu pequeno-almoço :)



Esta opção é constituída por:
- Batido de fruta (cerca de 6 framboesas, 1/2 banana e 200ml de bebida de amêndoa sem açúcar)
- Pão de sementes com 1/2 queijinho fresco, mel e canela q.b.

Esta opção fornece 303kcal, 10g de proteína, 5g de lípidos (e apenas quase 1g são saturados), 52g de hidratos de carbono (dos quais 25g açúcares) e 9g de fibra. Aqui, apesar de um teor de açúcares mais elevado, a fibra atrasa a sua velocidade de absorção, permitindo-nos sentir saciados durante mais tempo; além disso, são açúcares maioritariamente provenientes da fruta, pelo que vêm acompanhados de outros nutrientes essenciais para a nossa saúde.

Para quem esta opção parece muito complexa, desengane-se! O batido é ideal para aproveitar fruta que comece a ficar demasiado madura, e pode ser com qualquer bebida vegetal ou mesmo com leite. Além de reduzir o desperdício alimentar, permite repor as nossas reservas de glicogénio a nível hepático (reduzido após o jejum noturno) e ainda tomar logo uma boa dose de vitaminas e minerais logo pela manhã!

Relativamente ao pão, optar sempre pelo de sementes ou integral. O integral tem mais fibra e retarda a absorção dos açúcares, evitando picos de glicémia e (consequentemente) de fome. O de sementes, apesar de um pouco mais calórico, fornece mais gordura insaturada, que em doses moderadas tem uma excelente função protetora do coração!

O acompanhamento do pão pode ser este, ou pasta de amendoim com compota de fruta (sem açúcares adicionados!), ou mesmo queijo fresco com óregãos e tomate cherry (esta opção já mais para brunch do que pequeno-almoço mesmo...).

Acabaram-se os pequenos-almoços feitos sempre de cereais com leite ou só com as típicas torradas com manteiga! Podemos variar tanto o que comemos mantendo-nos num registo saudável, que até dá gosto cuidar da alimentação assim ;)

Inspirem-se!

Um beijinho,

Joana Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário